Seguidores

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ata do conselho de CAs do IFCS/IH

CAFIL, CAMMA E CACS se reuniram ontem num conselho que rolou no pátio do IFCS.


Ata e Resoluções do Conselho de Centros Acadêmicos do Campus Largo de São Francisco da UFRJ

Data: 20/08/2012 (segunda-feira) de 19h às 21h30min
Presença:
 CAMMA: Gabriel Enrici (2°p), Afonso Fernandes (7°p), Rafael Dias (5°p), Thiago Martins (3°p), Isadora Gomes (3°p), Gabriela Arosa (3°p), Vaneza de Azevedo (6°p), Thayara Cristina (3°p), Lucas Ferreira (7°p), Ícaro Rossignoli (5°p), Márcio Monteiro (7°p).
 CACS: Diogo Grieco (3°p), Mariana Rio (5°p), Pedro Bras (5°p), Hugo Bras (1°p), Miquéias Miranda (1°p), Felipe Vasconcelos (2°p).
 CAFIL: Jeag Ilg (2°p), Carolina Domanazzi (5°p), Tatiane Arrais (8°p), Daniele Gomes (5°p).
Total de presentes: 21 estudantes

Pauta:
1. Informes
2. Audiência Pública na luta do Campus e eixos estruturais da mesma
3. Calendário de lutas
4. Encaminhamentos e deliberações

Informes:
1. Congregação do IH irá ocorrer em 22/08 (quarta-feira).
2. O prof. Francisco Carlos Teixeira (IH) está organizando uma carta de repúdio público à greve por parte de professores assinantes do abaixo-assinado do IH.
3. CFCH negou por unanimidade a entrada da EBSERH na UFRJ.
4. A representação estudantil nas reuniões do CFCH está desocupada há anos.

Propostas:
1. Foi proposto um debate não deliberativo para gerar-se acúmulo em nível de CA e Campus sobre o Conselho Gestor do Prédio do IFCS.
2. Reivindicação para a audiência pública: transparência na direção dos institutos, apoiando o Comitê Gestor com paridade entre cursos e instâncias docente, discente e técnico-administrativa. PS: Fica decidido que em caso de controvérsia na negociação da PARIDADE, a questão da PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL é pauta INEGOCIÁVEL da greve estudantil do Campus Largo de São Francisco.
3. Discutir currículo (e todas as suas variantes), cobrar explicações e reivindicar a autonomia dos espaços de interação estudantil (sala de leitura, pátio etc.) e das salas dos Centros Acadêmicos.

Encaminhamentos:
1. A Audiência Pública terá o caráter de espaço de negociação entre as direções dos dois institutos e o corpo discente.
2. Mariana Rio (licenciatura de Ciências Sociais) designada como representante discente no CFCH.
3. Calendário de atividades:
 24/08 (sexta-feira) às 14h: Debate não deliberativo sobre o Conselho Gestor do Prédio do IFCS.
 30/08 (quinta-feira) à tarde: Audiência Pública da Comunidade do Campus Largo de São Francisco com os diretores do Instituto de História (prof. Fábio Lessa) e do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (prof. Marco Aurélio).
 03/09 (segunda-feira): Assembleia Geral dos Estudantes do Campus Largo de São Francisco.
4. Divulgação e presença nas atividades do calendário de greve do campus.
5. Formação de uma comissão de alunos para discutir e formular a metodologia da Audiência Pública baseada na estrutura proposta pelo CACS e aprovada por unanimidade que se encontra em abaixo. Em formato de nominata com duas indicações por Centro Acadêmico, chegou-se aos seguintes nomes para compor a referida comissão:
 CAFIL: Jean Ilg e Carolina Domanazzi
 CAMMA: Pedro e Rafael Dias
 CACS: a decidir
6. A comissão de estudantes acima deliberada passa a compor o Comando Local de Greve do campus Largo de São Francisco, com caráter aberto.
Estrutura da Audiência Pública

Proposta do CACS aprovada por unanimidade e composta por três eixos direcionais:
 TRANSPARÊNCIA: Questão estrutural (1. Horário de funcionamento da biblioteca, secretaria e laboratório de informática; 2. Explicações sobre a desestruturação e exigência da retomada das salas e espaços de convivência e estudos; 3. Garantia das salas dos Centros Acadêmicos e retomada imediata das salas expropriadas; 4. Construção de um bicicletário do campus; 5. Esclarecimentos sobre o chumbamento dos bancos) e questão de documentação (1. Exigência de cópia da documentação de criação do IH; 2. Da congregação do IH; 3. Planta do campus; 4. Do regimento interno; 5. Relação completa de laboratórios dos institutos, bem como órgãos financiadores de verbas de pesquisa e verba infra-estrutural (questão do IPHAN).
 PARTICIPÁÇÃO: Defender a criação do Conselho de Gestão do Prédio do Campus Largo de São Francisco, de caráter PARITÁRIO entre os cursos e entre docentes, discentes e técnico-administrativos, que garanta a participação estudantil em todas as suas esferas deliberativas e de discussão com direito a VOZ e VOTO. Defender a REFORMA
CURRICULAR com PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL no processo, reunificando os cursos de bacharelado e de licenciatura.
 EXECUÇÃO: respeitar as pautas devidamente aprovadas nas Assembleias Gerais Estudantis do campus, com prioridade para as referentes aos poderes legais cabíveis as direções do IFCS e IH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário